segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Onicofagia

Roer unha Dicas e Tratamento
Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico onicofagia ou roeção de unha) é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, stress, fome, tédio ou ansiedade, sendo que roer a unha pode ser um método para aliviar essa ansiedade. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade. O tratamento da onicofagia requer acompanhamento psicológico.
Segundo os especialistas, quando não é utilizado um esmalte especial, por exemplo, a pessoa pode buscar outra forma de aliviar a ansiedade correndo o risco de comer mais, ingerir diversos calmantes, jogar e até mesmo beber em excesso.
A onicofagia segue uma sequência de três posturas distintas, que são: a) posicionar a mão próximo à boca e permanecer cerca de alguns segundos a meio minuto; b) sequência rápida e espasmódica de mordida nas unhas com os dedos firmemente pressionados contra as superfícies incisais dos dentes anteriores; c) remoção do dedo da cavidade oral, quando o dedo é inspecionado visualmente ou apalpado. Durante toda a sequência, a expressão facial é séria. Se sente-se observado, repentinamente, interrompe o ato de onicofagia. E, isto pode ser um sintoma de complexo de culpa. Porém, os onicofágos inveterados têm dificuldade em interromper o ato, mesmo que observado e até ridicularizado.

Fonte: Os mais alheios sites da internet.

4 comentários:

I! disse...

Não justifica.
PARA DE ONICOFAGIA,MENINA!

T. disse...

Prefiro suas mãos com as unhas e esmaltes verdes, mas sem unha também é legal. De qualquer forma, melhor parar com esse mau hábito.(e eu também).

BelaK. disse...

Roer as unhas do pés parece delicioso! HAHAHAHA

I! disse...

Prefiro quando você não apaga os posts.
WTH