segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Onicofagia

Roer unha Dicas e Tratamento
Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico onicofagia ou roeção de unha) é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, stress, fome, tédio ou ansiedade, sendo que roer a unha pode ser um método para aliviar essa ansiedade. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade. O tratamento da onicofagia requer acompanhamento psicológico.
Segundo os especialistas, quando não é utilizado um esmalte especial, por exemplo, a pessoa pode buscar outra forma de aliviar a ansiedade correndo o risco de comer mais, ingerir diversos calmantes, jogar e até mesmo beber em excesso.
A onicofagia segue uma sequência de três posturas distintas, que são: a) posicionar a mão próximo à boca e permanecer cerca de alguns segundos a meio minuto; b) sequência rápida e espasmódica de mordida nas unhas com os dedos firmemente pressionados contra as superfícies incisais dos dentes anteriores; c) remoção do dedo da cavidade oral, quando o dedo é inspecionado visualmente ou apalpado. Durante toda a sequência, a expressão facial é séria. Se sente-se observado, repentinamente, interrompe o ato de onicofagia. E, isto pode ser um sintoma de complexo de culpa. Porém, os onicofágos inveterados têm dificuldade em interromper o ato, mesmo que observado e até ridicularizado.

Fonte: Os mais alheios sites da internet.

4 comentários:

Ila Marinho disse...

Não justifica.
PARA DE ONICOFAGIA,MENINA!

Anônimo disse...

Prefiro suas mãos com as unhas e esmaltes verdes, mas sem unha também é legal. De qualquer forma, melhor parar com esse mau hábito.(e eu também).

BelaK. disse...

Roer as unhas do pés parece delicioso! HAHAHAHA

Ila Marinho disse...

Prefiro quando você não apaga os posts.
WTH